Pedala Manaus

Vai Pedalar?

Vou pedalar pela primeira vez, o que devo saber?
O mesmo que o ciclista veterano costuma esquecer!













Infelizmente essa é a realidade. Muitos de nós quando saímos de casa com nossas magrelas (seja a passeio, a trabalho ou pela prática de esporte) não cuidamos de detalhes que podem ser o responsável por uma boa ou má pedalada e/ou até mesmo a vida ou a morte de um ciclista.
Em outros países e cidades, muitas pessoas podem se dar ao luxo de andar de bicicleta sem capacete e outros equipamentos de segurança. Esses talvez não queiram amassar o penteado e por tanto não usam capacete. Outros talvez possuam leis de trânsito bem respeitadas pela população e não correm riscos ao compartilhar as vias.
Porém, o fato é que cidades como Manaus, feita para carros e não pessoas, ainda está se acostumando a tratar bem pedestres e ciclistas. Por isso, antes de sair de casa com a bike, precisamos estar preparados mentalmente, fisicamente e materialmente. Como isso?
Neste primeiro post, farei referências básicas para quem quer começar a pedalar fora dos portões de casa ou condomínio. Sim! Me refiro a revisão da bike e equipamentos de segurança.

» Segurança antes de pedalar (simples e objetivo)

Em dias de chuva, evite deixar o pneu
muito cheio. Ele agarra melhor na
pista evitando deslize.
• O pneu está calibrado? (Isso mesmo, o pneu está cheio?) O Calango Bikers possui algumas dicas técnicas sobre uma calibragem correta. Na dúvida clique aqui.

Câmara extra, cadê?
Não há nada pior do que estarmos no meio de uma pedalada e o pneu furar! Quando estamos entre amigos, legal! Mas quando não temos câmara pra trocar... fim do passeio!

• Os freios da bike, como estão?
Olhe visualmente a sapata de freio (aquela boracha que encosta no aro do pneu). Verifique se ela não está desgastada demais. Verifique se não há muita sujeira no aro da bicicleta pois isso pode impedir uma boa frenagem também. Após a revisão visual dos freios, passe para a parte prática. Aperte os freios, veja se ele não está frouxo demais. Lembre-se que, no trânsito, uma resposta rápida do freio pode evitar um acidente. Não vacile em revisa-lo!
Para mais detalhes de como ajustar o freio de sua bike acesse um vídeo explicativo clicando aqui.

Capacete não é obrigatório mas salva
vidas. Use sinalizadores na bike.

Luzes (ou sinalizadores) dianteiro e traseiro.
Os sinalizadores são essenciais para que os carros nos vejam na via, principalmente a noite. Na frente da bike colocamos os de cor branca. Atrás da bike colocamos o de cor vermelha.
Alguns ciclistas costumam usar luzes piscantes no capacete também e isso só acrescenta mais segurança. Quanto mais puder chamar atenção na via, melhor! Menor o risco de acidente por um atropelamento ou batida! Veja sempre se as luzes não estão fracas antes de sair de casa. Ande sempre com pilhas ou baterias extras.

Capacete.
O capacete não é obrigatório. Mas com segurança não se brinca!
Numa queda inexperada, numa batida de carro ou outros acidentes o que provavelmente o ocorrerá é seu corpo encontrar o chão. A probabilidade de você bater a cabeça num acidente desses é de 99%. Não vacile!
Conhecí pessoas que se acidentaram feio e quase não tiveram sequelas do acidente. Seus capacetes foram foram danificados mas cumpriram seu papel - salvaram uma vida!
Em Manaus, você encontra bons capacetes e com valores amigáveis apartir de R$40. Por aqui não há há como pechinchar - quanto mais caro, melhor!

Luvas.
A primeira coisa que vai ao chão quando você cai são as mãos! A luva serve de proteção.
Há luvas totalmente fechadas e outras que deixam seus dedos a mostra. As totalmente fechadas além de lhe dar maior proteção, permitem a você fazer a manutenção da bike, um ajuste na corrente e nos pneus sem sujar as mãos. Prático!

Bolsa de acessórios e bomba para encher pneu.
O bom ciclista é independente. Ele mesmo é capaz fazer um conserto ou manutenção rápida de sua bike. Para isso, ele precisa ter em mãos algumas ferramentas importantes. A maioria das lojas de artigos para bicicleta vendem kits de manuntenção.


Hidratação e boa alimentação
é indispensável na prática de
qualquer exercício físico.
Hidratação e alimentação.
 A hidratação durante a pedalada é uma exigência! Mesmo que o corpo não peça, não passe mais de 20 minutos sem se hidratar. Leve uma garrafa d'água ou isotônico em suas pedaladas. Lembrando que a água de côco é o único isotônico natural.
Evite bebidas alcóolicas no período em que estiver praticando atividade fisíca. O site www.minhavida.com.br traz uma matéria interessante explicando o assunto, clique aqui.

Pedalar é um exercício físico. Logo, precisamos de energia! Se alimente corretamente antes e durante as pedalas. Ao sair para o pedal leve uma barrinha de cereal, banana ou biscoito salgado mesmo se você for pedalar por uma ou duas horas.
Para quem já pedala a muito tempo, ou é iniciante, o site Pedala Paraná contém dicas importantes sobre nutrição para ciclistas, clique aqui e veja.

• Leve seus documentos e sua carteira do plano de saúde.
Nunca se sabe quando irá precisar!

Trocado$ no bol$o...
Os trocados podem ser úteis para comprar um lanche no caminho, ou até mesmo pagar um taxi caso esteja sozinho e ocorra algum imprevisto. Nunca se sabe!




IMPORTANTE!
Ouça o trânsito. NÃO USE fone de ouvido durante uma pedalada.
Ele irá lhe distrair e lhe expor ao perigo.

Agora sim... com o "básico do básico" em mente, revise a bike e VÁ PEDALAR!

E você, como se prepara para pedalar? Quais são suas prioridades? O que leva?

Em breve, um post sobre segurança durante o pedal

Categoria

  • (1)
  • (10)
  • (15)
  • (3)
  • (1)
  • (10)
  • (4)
  • (2)
  • (4)
  • (3)
  • (2)
  • (1)
  • (2)
  • (7)
  • (10)
  • (10)
  • (1)
  • (2)
  • (5)

Mobilidade Urbana News